O que é mesmo esse tal de Framework?
A melhor definição que já encontrei de Framework foi no WhatIs, que o define como sendo uma estrutura real ou conceitual planejada para servir de suporte ou guia na construção de algo que expande a sua estrutura.
E a muito tempo esse conceito foi adotado por programadores que desejavam organizar e agilizar o seu trabalho. Em programação, os Frameworks contém uma estrutura com regras gerais onde é possível implementa-las tornando essas regras mais específicas, ou simplesmente utiliza-las.
1 - Uma base sólida para se apoiar
Há ainda quem diga que não utiliza desses poderosos recursos em seus projetos, porque não conhecem a fundo o assunto e acreditam a utilização dos mesmos pode acabar "engessando", ou seja, limitando a capacidade do que ele está criando (leia-se eu mesmo até pouco tempo).
Na verdade o que essas estruturas proporcionam é justamente o contrário. Elas provém uma base sólida para que você possa se apoiar, em quanto se preocupa com o que realmente é importante e quase sempre é possível expandir, especializar ou até mesmo reescrever as regras das mesmas não limitando em nada o seu processo criativo.
2 - Não gaste tempo com trivialidades
Frameworks surgiram para seguir um conceito bem antigo em programação:
“Don't repeat yourself.”Numa tradução livre seria algo como: não se repita. Ao invés de realizar uma determinada ação repetidas vezes, por que não criar uma função que realize esta ação para você? É exatamente isso que os frameworks fazem, disponibilizando de mão beijada o que você perderia muito tempo fazendo e refazendo, e todos sabemos que:
“Time is money.”
3 - Seja mais eficiente
Quando se tem uma base para se iniciar um projeto e se conta com uma gama de funcionalidades, com a organização toda planejada o resultado é uma eficiência maior na sua produtividade. se você é Front-End ou Back-End Developer explore os Frameworks da sua área, faça uso dessas ferramentas e caso não se dê bem, você pode simplesmente descartá-las e dizer que ao menos experimentou.
Dicas de Frameworks
Vou listar aqui alguns frameworks que já testei e recomendo que você experimente.
- PHP - Para desenvolvimento PHP eu recomendo o CakePHP que é um excelente Framework baseado no Design Pattern - MVC (Model View Controller).
- CSS - Atualmente estou utilizando para CSS o Bootstrap que, além de ser compatível com HTML5 e CSS3 permite a criação de sites completamente Responsivos com muita facilidade. O Foundation também excedeu muito às minhas expectativas.
- JavaScript - E claro não podia ficar de fora o mais famoso framework de JavaScript de todos, o jQuery.